Especial “Volta às aulas” Sapore

Conheça os 5 alimentos que garantem mais energia e concentração às crianças

Entenda como você pode auxiliar os seus filhos nas atividades escolares. 

Julho é o mês oficial de volta às aulas e, devido à pandemia da Covid-19, muitos alunos estão estudando de casa, longe do ambiente escolar.  

Com isso, é natural que haja menos foco, já que existem muitas distrações dentro de casa, como: eletrônicos, brinquedos, televisão, entre outros elementos que podem atrapalhar os estudos. 

Porém, existem maneiras saudáveis de auxiliar as crianças a terem mais foco e concentração durante as atividades escolares, e essa solução vem através dos alimentos. Uma alimentação feita, principalmente, com vegetais, proteínas, frutas e carboidratos complexos é extremamente importante para garantir o pleno funcionamento do organismo, além de proporcionar mais energia.  

A nutricionista da Sapore, Rudmila Filardi explica a importância do consumo de macronutrientes para melhorar o desempenho das crianças na hora dos estudos.  

Confira 5 alimentos que vão garantir mais energia às crianças:  

Como distribuir esses alimentos ao longo do dia? 

Visando potencializar o fornecimento de energia ao organismo, é importante fracionar o plano alimentar ao longo do dia em 3 refeições principais, sendo: desjejum, almoço e jantar, além de 3 lanches intermediários.  

A nutricionista alerta: “Períodos longos em jejum podem levar o organismo à fadiga, trazendo consequências ao processo de aprendizagem por desencadearem cansaço, falta de concentração e até dores de cabeça”. 

Durante o período escolar, o organismo da criança está em processo acelerado catabólico e existe grande demanda energética, dessa forma, não é recomendado que o aluno assista às aulas e participe das atividades físicas curriculares sem ter realizado uma alimentação prévia. 

Uma dica é ingerir as oleaginosas nos lanches intermediários em porções adequadas, sendo ótimas opções para compor o lanche da criança na escola; a banana pode estar inserida no desjejum e também no lanche da tarde; o abacate pode estar presente nas refeições principais, como no desjejum e almoço, compondo receitas salgadas ou em preparações doces, e os cereais integrais podem estar fracionados nos lanches intermediários, como nos pães, snacks e também nas principais refeições. 

Abacate doce ou salgado?

Ele pode virar desde um creme de abacate batido com cacau nibs e canela (ótima opção de lanche com propriedades funcionais e antioxidantes), como também pode ser consumido salgado, como uma guacamole (abacate, limão, sal, pimenta do reino e tomate), por exemplo.

Mix de oleaginosas

Elas podem ser misturadas com uvas passas e damascos. Esse mix além de ser uma ótima opção para lanche, sacia a vontade de doce. 

Bolos, iogurte e sucos

As frutas podem ser misturadas com leite vegetal ou iogurtes, além de comporem receitas de bolos e até sorvetes naturais (amassar as bananas, levá-las ao congelador e depois acrescentar canela em pó).

A beterraba, por exemplo, pode ser misturada a outras frutas e virar um suco com uma cor bem chamativa, atraindo a curiosidade das crianças. Não é necessário adicionar açúcar, pois as frutas possuem a frutose, o que é muito adequado do ponto de vista nutricional. 

Ovos mexidos, frito, omelete, cozido ou ovo poché

É possível adaptar os ovos para diversas receitas, mas lembre-se: se optar pelos mexidos ou fritos, use azeite ou manteiga durante o preparo.

Dica extra: Deve-se considerar o consumo de líquidos, principalmente a água. Hidratar-se adequadamente interfere positivamente no processo de desempenho e aprendizagem da criança, evitando a desidratação. 

A Dez oferece tudo isso e muito mais!  

Como a Sapore entende de alimentação e saúde, através da marca Dez, nós oferecemos refeições saudáveis e balanceadas ao ambiente escolar.   

Colaboramos com o desenvolvimento das crianças e adolescentes, com um cardápio que traz opções vegetarianas, com produtos orgânicos e respeitando dietas restritivas.   

Faz parte de nosso conceito realizar ações em Educação Nutricional que influenciem as novas gerações a fazerem boas escolhas na hora de se alimentar.  

Conheça a Dez e traga mais qualidade dentro da comunidade escolar. 

Nenhum comentário

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *